quinta-feira, 20 de março de 2008

Educação Financeira: um patrimônio para quem a possui


Após anos de instabilidade econômica e principalmente inflação alta, o Brasil experimenta uma economia estável, inflação controlada e um crescimento sustentável. O cenário atual de desenvolvimento do país se coloca como um verdadeiro desafio, pois o brasileiro que antes preferia consumir a poupar seu dinheiro e perde-lo devido à desvalorização da moeda e alta generalizada de preços, agora precisa se reeducar para aproveitar as oportunidades que o país oferece.
A necessidade da Educação Financeira, educação necessária para transformar o dinheiro que você ganhou (trabalhando) em riqueza e segurança financeira para toda a vida, é mostrada através de dados lançados pelo IBGE os quais indicam que 85% dos brasileiros não conseguem pagar suas despesas no fim do mês. Se a população, em geral, não controla seus gastos e assim não possui receita suficiente para pagar as despesas, tão pouco consegue poupar e investir.
O ano de 2007 ficou conhecido pelo sucesso dos investimentos em renda variável, prova disso é o rendimento anual do mercado de ações que variou entre 45% e 50%. Para aqueles que preferiram investimento de menor risco, a poupança rendeu 8% e o rendimento médio dos alugueis foram de 10%, batendo até mesmo o rendimento da poupança. Poucas pessoas souberam aproveitar essas oportunidades por ainda não terem se educado a lidar com o dinheiro e a perceber oportunidades de investimentos.
Devido a todas essas evidências podemos concluir que aqueles que têm Educação Financeira no Brasil possuem um vasto campo de oportunidades de aplicar o dinheiro. O conhecimento financeiro é capaz de proporcionar uma acumulação extraordinária de patrimônio e garantir assim o futuro financeiro.

Um comentário:

Alexandre M. Lima disse...

Parabéns pelo blog! Passarei a acompanhá-lo, ok? Um abraço!